Como tudo começou

A paróquia de Curitiba foi criada na 10ª reunião Regional do Sul, realizada em Cachoeira, Rio Grande do Sul, em outubro de 1939. Foi nomeado pastor o Reverendo John Rouzie Saunders, que fixou residência em Curitiba em novembro do mesmo ano.
A Igreja teve seu primeiro culto realizado na residência do pastor à Av. Visconde de Guarapuava, 2895, no dia 8 de fevereiro de 1940, com a presença de um pequeno número de metodistas e os irmãos representantes das diversas igrejas evangélicas da cidade. Nessa casa continuaram sendo realizados cultos enquanto era procurado um salão apropriado. Em 15 de junho foi alugado o salão situado à Rua Marechal Floriano Peixoto, 520 e no dia 16 foi o trabalho naquele local com uma série de pregações pelo Rev. Luiz Gouvêa de Macedo, Superintendente Distrital do Distrito de São Paulo.

No domingo, 23 de junho de 1940 foi realizada a primeira sessão da Escola Dominical com a presença de 24 pessoas. A organização da Igreja data de 13 de outubro de 1940 com 14 membros. O trabalho foi crescendo e novos pontos de pregações foram sendo criados, tendo-se que destacar a Escola Dominical do Cajurú criada pela Sra. D. Marina Adam Vilela. No fim de Julho de 1940 o local de reunião passou para a Rua Lourenço Pinto, 94 (um local mais calmo e com melhores acomodações). Nesse interim, o Concílio Regional condeceu um ano de licença ao Rev. Saunders que seguiu para Virgínia (E.U.A), assumindo o pastorado o Rev. Daniel Lander Betts, então secretário Distrital do Distrito.

 

Terreno em 1943

Em 1943 volta o Rev. Saunders a ocupar seu cargo tendo como pastor ajudante o Sr. Mesac Roberto Silveira. Temos que registrar aqui também a cooperação do provisionado Sr. Otílio Alves Govêa, em todos os trabalhos da Igreja desde a sua fundação, e a colaboração dos irmãos da Igrejas Presbiteriana Independente, Cristã Presbiteriana e Batista na pessoa de seus pastores Rev. Dr. Sátilas do Amaral Camargo e Parísio Cidade e côros.

Foi no pastorado do Rev. Saunders que a Igreja adquiriu um terreno medindo 19,80 x 75m situado à Av. 7 de Setembro, 3.235.

Em 1947, por motivo de força maior e atendendo seu pedido, foi o Rev. Saunders transferido para a Igreja do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, sendo nomeado seu sucessor o Rev. Wilbur Kirkwood Smith.

Em 26 de março de 1950, foi iniciado um trabalho ao ar livre no Arrabalde Bacachery. Todos os domingos à tarde saia um grupo de crentes e o pastor Wilbur que dirigia seu carro, na capota do qual estava instalado um possante alto falante. Lá chegados, a mensagem era entregue ao povo através do alto falante pela voz do pastor. Folhetos evangélicos e outras literaturas era distribuidas ao povo que sedentos das boas novas de Cristo, afluiam às janelas das casas e se chegavam ao grupo evangelizante. No mesmo ano, o Tenente Alfredo Trindade (evangélico, ali residente) doou à Igreja um terreno contíguo ao seu, medindo 10 x 17m à Rua Costa Rica, com a condição de nele ser construída uma capela, o que foi feito em Dezembro de 1951.

Nos fins de 1950 foi iniciada a construção do Edifício Educacional do templo, à Av. 7 de Setembro, 3235, onde se passou a realizar os cultos e demais trabalhos da Igreja. No dia 30 de Setembro de 1951, data de sua inauguração, estavam presentes o Bispo Isaías Sucasas e Rev. Saunders.
f

Demolição da casa onde mais tarde seria construído o templo.

 

No fim de 1953 partiu para os Estados Unidos da América do Norte em gozo de férias e aguardando transferência o Rev. Wilbur Smith. Nomeado seu substituto, o Rev. William Edward Andrews chegou em Curitiba no começo de 1954 e imediatamente procurou continuar a obra de evangelização da cidade, indo dominicalmente às capelas do Bacachery e Cajurú e a um novo ponto de pregação na Vila Tingui. Continuou ele a obra do templo conseguindo edificar a segunda parte das três que ainda restavam.

Em 1955, com a ajuda de empréstimo da Junta de Missões Metodista dos Estados Unidos e inteirado com empréstimo de alguns metodistas de Curitiba, a Igreja adquiriu mais uma propriedade, uma casa com amplas acomodações, garagem e mais um lote anexo, situado à Rua Brasílio Itiberê, 220, no Bairro Capanema, a qual serviria de casa pastoral.

Novo prédio com 7 andares

Em 31 de maio de 2003 o Edifício João Wesley foi inaugurado, anexo ao Templo da IMCC, no total
são sete andares, um dos quais é ocupado pela Sede Regional da Igreja Metodista – Sexta Região.

Os demais andares são ocupados como:

Sub-solo: Cozinha e salão social;
Térreo: Três gabinetes pastorais, duas salas de atendimento, sala de reuniões, tesouraria, secretaria, sala de espera, portaria, almoxarifados, copa e toaletes;
1º Andar: Ministério do Trabalho com Crianças;
2º Andar: Ensino (cinco salas, toaletes) – Escola. Dominical;
3º Andar: Mini-auditório, secretaria e biblioteca Ministério de Ensino + quatro salas;
5º Andar: Auditório e toaletes.

A Sociedade Bíblica do Brasil-SBB, a Rede Evangélica Paranaense de Ação Social-REPAS, o Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná-COMEP e a Associação dos Centros Comunitários de Educação Infantil também usam nossas dependências. As salas são cedidas também como alojamentos em encontros. Jovens, juvenis e crianças usam para acampadentros, etc.

Seja Bem-vindo e Bem-vinda!