Semana de 15 de Agosto - Deus e a Vida
12/08/2022


Deus e a Vida

 

Texto Bíblico: Romanos 8:28-39

…todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus… —Romanos 8:28

 

Quebra-gelo:

Você já se revoltou com Deus?

 

Introdução

Algumas vezes as pessoas que servem a Deus vivem com um “contrato de fé” não declarado. Por darem tempo e energia no trabalho para Deus, pensam que merecem um tratamento especial em troca.

Porém, não um missionário de que tomei conhecimento. Ele vive em muitos aspectos uma experiência de Jó, experimentando o fracasso de um ministério, a morte de sua esposa por câncer, e ferimentos impostos a ele e seu filho por um motorista bêbado. Entretanto, o homem de Deus aconselha: “Não confunda Deus com a vida.”

 

Desenvolvimento

A vida será dura, com Deus ou sem ele. Não culpe nem se revolte com Ele, pois nem tudo Deus quer, pois o mundo faz tudo por conta própria e colhe suas conseqüências. Mas os discípulos/as de Jesus Cristo tem uma forma diferente de viver e compreender a vida. Vejamos pela luz da Bíblia algumas atitudes.

 

1)- Nosso Pai deseja que tenhamos o mesmo Espírito de Jesus Cristo

Romanos 8.28   Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 8.29   Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Ele suportou provações por amor do evangelho; no entanto, de alguma forma teve fé para crer que estas “coisas” — com certeza não são boas em si mesmas — poderiam ser usadas por Deus para alcançar o bem. Quando a Palavra de Deus afirma que todas as coisas cooperam para o nosso bem, ela mostra que sendo participantes dos mesmos sofrimentos que Jesus Cristo passou, nos tornaremos com uma fé e caráter firme. Todas as nossas tribulações são professores para a escola da fé. A fé só se aperfeiçoa quando somos impelidos a nos aproximar de Deus em oração. Por isso Deus arranjará uma forma de fazer com que tudo coopere para o nosso bem e nos tornar cada dia mais parecidos com Cristo. Se você anda com Deus, não se apavore com os problemas.

 

2)- Nosso Pai deseja que oremos

Romanos 8.32   Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

Deus não nos deu somente o céu, mas uma vida tranqüila nesta terra através da oração e confiança. Se Ele deu seu Filho amado por nós, que é o seu bem mais precioso, certamente também nos responderá as orações quando nos sentirmos acuados. Ele muda circunstancias; e se elas não mudarem, nosso coração estará com nova disposição me aquilo que era tenebroso passa a ser proveitoso. Mas sua promessa é que ele nos dará também todas as coisas. Ore por tudo e comece a experimentar os milagres de Deus.

 

3)- Nada pode nos separar do amor de Jesus Cristo

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Romanos 8.35,38-39).

O amor de Cristo não se abala com as circunstâncias. Quando as tribulações vêm e dúvidas se levantam, recorro frequentemente ao livro de Romanos 8. Paulo havia aprendido a olhar para além das dificuldades, para um Deus amoroso que um dia prevalecerá e escreveu: “Porque eu estou bem certo de que (nada) […] poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo” (vv.38-39). Quais são os seus medos? Faça uma lista de todos eles. Depois olhe para Jesus Cristo ressuscitado. Todos os medos deverão obrigatoriamente cair por terra.

 

Conclusão

A confiança, dessa maneira, pode ajudar a superar o desânimo quando a vida não ocorre como pensávamos que deveria. Se você se abala facilmente com as coisas da vida, receba Jesus que é o único remédio para você.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB