Semana de 22 de Agosto - Provados pelo Fogo
19/08/2022


Provado pelo fogo

 

Texto Bíblico:  1 Pedro 1:6-9

Nisso vocês exultam, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. Mesmo sem tê-lo visto vocês o amam. Mesmo não o vendo agora, mas crendo nele, exultam com uma alegria indescritível e cheia de glória, obtendo o alvo dessa fé: a salvação da alma.

 

Introdução

O ouro de 24 quilates é quase 100% ouro com poucas impurezas, mas é difícil alcançar tal porcentagem. Os refinadores costumam usar um dos dois métodos para o processo de purificação. Um é o processo de Miller, é mais rápido e mais barato, mas o ouro é 99,95% puro. O outro é o processo de Wohlwill leva mais tempo e custa mais, mas o ouro é 99,99% puro. Nos tempos bíblicos, os refinadores usavam o fogo para purificar o ouro. O fogo faz as impurezas subirem à superfície para facilitar a sua remoção.

 

Desenvolvimento

Em sua primeira carta aos cristãos em toda a Ásia Menor (norte da Turquia), o apóstolo Pedro usou o processo de refino de ouro como metáfora da maneira como as provações funcionam na vida de quem crê em Jesus. Naquela época, muitos cristãos eram perseguidos pelos romanos por sua fé em Jesus. Pedro sabia o que isso significava, mas a perseguição, explicou ele, traz à tona a autenticidade da nossa fé.

 

1)- As dificuldades não duram para sempre

Nisso vocês exultam, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações, (1 Pedro 1.6)

Naquele tempo as provações dos cristãos eram muito mais sérias do que hoje. Eles eram mortos por causa da fé em Cristo. cada tempo tem suas dificuldades peculiares. Hoje temos muitas preocupações e problemas que parecem intermináveis.  Mas com Cristo podemos pedir o renovo da alegria da vida, pois temos a presença dele para nos ajudar em tudo.

 

2)- As provações nos trazem maturidade

para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.(1 Pedro 1.7)

Talvez você sinta como se estivesse no fogo de um refinador, sentindo o calor dos contratempos, doenças ou outros desafios. Mas frequentemente, as dificuldades são o processo pelo qual Deus purifica o ouro da nossa fé.

É passando pela experiencia de resolver e suportar problemas que mostraremos nosso valor. Você pode orar, desenvolver sua fé com Cristo e pacientemente pedir sabedoria para os desafios à sua frente.

 

3)- Cuide da sua alma

Mesmo sem tê-lo visto vocês o amam. Mesmo não o vendo agora, mas crendo nele, exultam com uma alegria indescritível e cheia de glória,
obtendo o alvo dessa fé: a salvação da alma
. (1 Pedro 1.9)

Com tudo isso, seja uma pessoa que saiba da finitude tanto da vida quanto dos problemas. Quando você vencer todos os problemas e um dia se encontrar com Deus, você terá aproveitado para andar com Jesus para que seja salvo? Aqui tudo acaba, mas a eternidade não. Como diz o versículo, o nosso maior alvo é a nossa salvação, ou seja, a certeza de morar com Jesus Cristo.

Continue no Grupo, vá à igreja, peça perdão pelos seus pecados e receba Jesus Cristo como seu Senhor e salvador. Este é o alvo principal.

 

Conclusão

Em nossa dor, podemos implorar a Deus que termine rapidamente o processo, mas Ele sabe o que é melhor para nós, mesmo quando a vida dói. Mantenha-se conectado ao Salvador, buscando o Seu conforto e paz.

Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB