Semana de 24 de Outubro - Cicatrizes Douradas
20/10/2022


Cicatrizes douradas

Texto Bíblico: 2 Coríntios 12:1-10

 

Introdução

Alguns estilistas inspirados pela técnica japonesa Kintsugi de reparar com ouro a porcelana quebrada, fazem uma oficina na qual os participantes remendam roupas que destacam o conserto realizado, em vez de tentar torná-lo invisível. Eles trazem “uma roupa estimada, mas rasgada, e a remendam com ouro”. As peças de vestuário são transformadas de maneira a destacar onde estavam rasgadas ou desgastadas e o reparo se torna decorativo, uma “cicatriz dourada”.

 

Desenvolvimento

Nossa vida também passa por muitos rasgos. São sofrimentos pelos quais passamos e que formam cicatrizes que podem nos tornar amargos e ressentidos ou podemos transformar em experiencias que nos tornam melhores, e as usamos como joias que enfeitam nossa existência.

 

1)- Nossa fraqueza mostra o poder de Deus

De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas. 2 Coríntios 12:5

Talvez seja isso que Paulo quis dizer ao escrever que “se orgulharia” das coisas que mostravam sua fraqueza. Embora tivesse “recebido revelações tão maravilhosas”, ele não se orgulhava delas. Ninguém sabe exatamente a que ele se referia — talvez depressão, malária, perseguição ou outra coisa.

 

Mas o homem de Deus sabia que na sua fraqueza Deus teria possibilidade de mostrar-se vivo e presente. Qual é a tua fraqueza? Não se envergonhe, mas creia e você vai ver o milagre de Deus onde jamais seria possível.

 

2)- A humildade abre caminho para a cura

Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 2 Coríntios 11:30

O homem de Deus não foi como nós que costumamos esconder nossas fraquezas. Quando você vai ao médico, se não contar por que está lá, não poderá receber o remédio adequado. Portanto veja que o orgulho de Paulo era ter a coragem de mostrar suas fraquezas. Ele sabia que na humildade Deus poderia agir na sua vida. Quem se posta como forte o tempo todo impede os milagres na vida.

 

 

3)- A vida com Deus é suficiente

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Mesmo aparentemente não ter sido atendido, Paulo está feliz simplesmente por conhecer a Cristo. Muitos reclamam da vida, mesmo tendo a fé, sem perceber que estariam piores sem a ajuda de Deus.

Podemos suportar mais facilmente a vida contando com a ajuda daquele que é poderoso e fiel. Não estamos sozinhos. Jesus disse que aqui teríamos provações, mas para termos bom animo pois venceremos, assim como Ele venceu (João 16.33)

 

Conclusão

Como as roupas podem se tornar belas ao serem refeitas pelos estilistas, os lugares fracos e destruídos em nossa vida podem se tornar espaços nos quais o poder e a glória de Deus podem brilhar. O Senhor nos mantém unidos transformando-nos e nos fortalecendo em nossas fraquezas.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB