Estudo para Semana de 31 de Outubro - Estrada Perigosa
24/10/2022


ESTRADA PERIGOSA

 

Leitura: Salmo 121 

Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. —Salmo 121:3

 

Em seu livro Uma Providência Doce e Amarga, (Hagnos 2012) John Piper oferece estes pensamentos sobre providência e orientação de Deus: “A vida não é uma linha reta que leva de uma bênção à outra e finalmente para o céu. A vida é uma estrada sinuosa e conturbada […]. Deus não aparece apenas após o problema e faz a limpeza. Ele está traçando o rumo e administrando os problemas com propósitos de grande alcance para o nosso bem e para a glória de Jesus Cristo.”

Desenvolvimento

Os judeus que viajavam até Jerusalém para as festas anuais (Deuteronômio 16.16) tinham a certeza de saber que o Senhor estava traçando o caminho deles e orientando-os pelas estradas sinuosas e conturbadas.

 

1)- De onde vem o socorro?

Salmos 121.1-2 - Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?  O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.

A pergunta “…de onde me virá o socorro?” não expressou dúvida, mas a confirmação no Senhor de que governa supremo (vv.1-2). Ao contrário de um guarda que às vezes dormia ou do deus Baal que precisava ser despertado, o Senhor está totalmente alerta e protegeu a viagem de Seu povo com cuidado providencial (vv.3-4). O Senhor, que salvou Israel, continuaria a ajudar, preservar e caminhar com Seu povo.

 

2)- Ele não permitirá que você caia

Salmo 121.3 – 4 - Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.

Muitos tentam derrubar os filhos e filhas de Deus; mas nós caímos e nos levantamos todas as vezes. Ao contrario dos que não conhecem a Deus, que caem mortos. Nosso Deus não dorme no ponto, mas está atento às orações do seu povo. Aprenda a confiar e orar a Deus nos momentos difíceis.

 

3)- O Senhor te guardará do mal

Salmo 121.7-8 - O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Existem pessoas na igreja que são supersticiosas. Se alguém ameaçar colocar o nome dela na boca de um sapo e costurar, ela acredita! Mas para os crentes, dá é dó do sapo! Para quem entrega sua vida a Deus não existe praga ou maldição. Porque ninguém amaldiçoa a quem Deus abençoa. (Números 23.8)

 

Conclusão

A vida é uma estrada sinuosa com perigos e problemas desconhecidos, mas podemos ter a certeza da providência, segurança e cuidado de Deus. Os problemas são desconhecidos; a providência de Deus é garantida.

Pr. Fabio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB