Semana de 05 de Dezembro - Arrumando a Bagunça
02/12/2022


ARRUMANDO A BAGUNÇA

 

Texto Bíblico: Jó 1:18–22

Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. Jó 1:21,22

 

Introdução

Depois de orar sobre o chamado de Deus para suas vidas, meus amigos Marcos e Sandra decidiram que precisavam mudar-se para o centro da cidade. Eles compraram uma casa e iniciaram a reforma, mas, na sequência, veio a tempestade. Marcos escreveu-me: “Tivemos uma surpresa esta manhã. O tornado que atravessou a cidade levou embora a nossa reforma até os suportes e tijolos. Deus está tramando alguma coisa”.

As tempestades incontroláveis não são as únicas coisas que nos surpreendem e trazem confusão em nossa vida. No entanto, uma das chaves da sobrevivência é não perder Deus de vista em meio ao infortúnio.

 

Desenvolvimento

A catástrofe climática na vida de Jó, que resultou na perda de sua propriedade e na morte de seus filhos (Jó 1:19), foi apenas uma das surpresas chocantes que ele enfrentou. Antes disso, três mensageiros tinham trazido más notícias (vv.13-17).

 

1)- Deus tem tudo sob controle

Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. (21)

De um dia para outro, podemos passar do banquete ao luto, do celebrar da vida ao enfrentamento da morte ou algum outro desafio. Nosso dia a dia pode rapidamente ser reduzido a “paus e tijolos”, financeira, relacional, física, emocional e espiritualmente. Mas Deus é mais poderoso do que qualquer tempestade. Sobreviver às provações da vida requer fé apenas nele. A mesma fé que nos permite dizer com Jó e outros: “Louvado seja o nome do Senhor”.

 

2)- Cristo, nosso maior patrimônio

Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo. Filipenses 3:8

Nesses dias presenciamos desastres por causa da chuva que alagou cidades, destruiu estradas e matou gente. Ninguém está isento da calamidade enquanto viver neste mundo sujeito à fúria da natureza. O diferencial de todas as pessoas que estão sofrendo é a fé. Quando ela está firmada, você e eu podemos suportar as dificuldades com mais força e esperança para reconstruir a vida nem que seja do zero.

O apóstolo Paulo aprendeu a reconhecer isto e deixou todo o conhecimento, cargo público e prestígio para conhecer mais e mais de Cristo. ele fala que perdeu todas as coisas e considerava aquilo como estímulo para reconhecer que era tudo pouca coisa em vista de Cristo. Ele aprendeu a viver quando dizia: “posso todas as coisas naquele que me fortalece! (Filipenses 4.13)

 

3)- A alegria com Cristo supera toda falência humana

Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento.  Eclesiastes 1:14

Nada pode satisfazer o homem por completo a não ser o Senhor e Seu amor. Muitos tentam ancorar--se em outros ancoradouros, mas, no fim das contas, veem que sem Deus nada vale a pena. O homem mais sábio, teve permissão para viver experiências por todos nós e para fazer tudo o que não devemos ousar fazer por nós mesmos. Aqui está seu testemunho:

"Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas. Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol? "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade!"

Este foi o seu veredito quando ele caminhou por todo o curso do prazer. Seguir nosso Senhor Jesus, habitar em Seu amor e ter garantia completa de união com Ele - isto é a essência. Você não precisa tentar outros estilos de vida para saber se são ou não melhores que o estilo do cristão. Se você vaguear pelo mundo não vislumbrará nada como a face do Salvador; se você tivesse todos os confortos da vida e perdesse seu Salvador, estaria desgraçado; mas se ganhar Cristo e então apodrecer na pobreza, encontrará um paraíso. Vivendo na escuridão ou morrendo de inanição você ainda estará satisfeito com o favor e a plenitude da bondade do Senhor.

 

Conclusão

Esteja sempre fortalecido no conhecimento do seu Senhor. você poderá superar adversidade, enfrentar doença e pobreza, mas verá que sua alma estará sempre serena e confiante no sustento do seu amado Cristo.

Quais são as preocupações da tua vida? Ao concentrar-se nas promessas de Cristo, elas irão esmaecer, pois ele tomará conta dos seus pensamentos corrosivos que fazem a pessoa sem fé desesperar-se.

 

Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB