Estudo semana de 13 e 20 de Fevereiro - Pequenos e Insignificantes
10/02/2023


Pequenos e Insignificantes

 

Texto Bíblico: Isaías 41.10-14

Você se sente como verme, insignificante, ó Jacó? Não tenha medo. Sente-se como um frágil inseto, Israel? Eu vou ajudá-lo. (14 – Versão a Mensagem)

 

Introdução

O sul-africano Fredie Blom nasceu em 1904 e fez 115 anos. Em 2019, ele foi amplamente reconhecido como a pessoa mais velha do mundo ainda viva. Ele nasceu no ano em que os irmãos Wright construíram seu Flyer II, viveu as duas Guerras Mundiais, o regime de segregação e a Grande Depressão. Quando lhe perguntam o segredo da sua longevidade, ele dá de ombros. Como muitos de nós, ele nem sempre escolheu os alimentos e práticas que promovem o bem-estar. Todavia, Blom oferece uma razão para sua saúde notável: “É Deus, Ele tem todo o poder e me sustenta”.

 

Desenvolvimento

Essa Palavra foi de encontro ao povo, que vivia uma situação extremamente difícil Israel, o reino do Norte, havia caído nas mãos dos assírios, e Judá, o reino do Sul, seria invadida e dominada pelos babilônios. As cidades seriam saqueadas e o Templo, queimado. Se não bastasse isso, as pessoas perderiam sua liberdade e seriam levadas aprisionadas. Essas circunstâncias dolorosas deixariam, dentre os sobreviventes, muitos órfãos, viúvas e necessitados. No entanto, havia um motivo para que os filhos de Israel não desanimassem: a garantia dada por Deus de que estaria todo o tempo com o Seu povo, e assim, o fortaleceria, sustentaria e preservaria com o poder e a fidelidade da Sua Mão direita.

 

1)- Deus nos fortalece

“Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita o sustentarei” (Isaías 41:10).

Ter a consciência de que o Todo-Poderoso é conosco, ainda que estejamos no calor dos desertos e das aflições; nos dá paz e certeza de vitória. Crer é uma decisão individual que garante as maiores conquistas para o ser humano. Não importa quão desesperada fosse a situação deles, quão impossíveis as chances de que algum dia encontrariam alívio, Deus garantia ao Seu povo que estariam sob Seu terno cuidado. “Não tema, pois estou com você”, e insistiu: “não desanime, pois sou o seu Deus” (v.10).

 

2)- Ele sabe que somos pequenos

Você se sente como verme, insignificante, ó Jacó? Não tenha medo. Sente-se como um frágil inseto, Israel? Eu vou ajudá-lo.(14 – Versão a Mensagem)

Ao chamar Israel de verme e povinho, o Senhor não queria depreciar a nação, mas evidenciar a sua sensibilidade e a sua pequenez diante dos poderosos. O povo estava exposto ao perigo, à humilhação e ao desprezo dos homens. Naquela ocasião, inimigos tentavam esmagar Israel, sem ter quem pudesse impedir: Porém, o Redentor, o Próprio Deus, defenderia os Seus escolhidos. O título "redentor” se refere àquele que resgata o aflito. Era exatamente assim que o remanescente de Israel estaria e, por isso, seria resgatado da Babilônia.

Nosso Pai afirma: "Não temas, Eu te ajudo" (v.13), ou seja, ando assim todas as batalhas do povo seriam travadas com o auxílio Divino. Por mais frágil que o ser humano esteja diante dos seus inimigos, se ele crer, a grandeza de Deus se manifesta, e o pequeno se torna grande e invencível.

 

3)- Podemos confiar nas suas promessas

Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem bom abandonado por Deus e nunca vi os seus filhos mendigando comida. Salmo 37.25

Ao dizer que Deus conhece os dias dos justos, o salmista está dizendo que Deus está envolvido ativamente no cuidado de suas vidas. O Senhor não apenas conhece as necessidades dos justos, mas é também quem cuida deles. Por isso Jesus Cristoensinou seus seguidores a orarem dizendo: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6:11). Nessa pequena frase o crente reconhece sua necessidade e entende que o único que pode satisfazê-la é seu Pai celestial.

 

Conclusão

Nos anos que nos são dados, as dificuldades baterão à nossa porta: um casamento conturbado, um filho abandonando a família, notícias assustadoras do médico e até perseguição. No entanto, nosso Deus nos alcança e nos mantém firmes. Ele nos achega a si e nos segura em Sua mão forte.

VOCÊ ESTÁ SENDO ESCRAVIZADO POR ALGUMA SITUAÇÃO QUE ESTEJA PASSANDO? UMA PREOCUPAÇÃO, DEPRESSÃO, INFELICIDADE NA FAMÍLIA OU DIFICULDADE COM OS FILHOS?

JESUS PODE TE LIBERTAR HOJE. VAMOS ORAR.

Pr. Fabio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB