Semana de 10 de Abril - O Grande Arrependimento
07/04/2023


O GRANDE ARREPENDIMENTO

 

Texto Bíblico:

Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Lucas 15.10

 

VOCÊ PODE COMPARTILHAR ALGUM FATO COMETIDO QUE TE FEZ ARREPENDER-SE AMARGAMENTE?

 

Introdução

Em meados 2021, no auge da pandemia, um movimento nascido nos Estados Unidos prometia mudar para sempre as relações entre empresas e colaboradores. Conhecido como A Grande Renúncia, ela espalhou-se por diversos países e levou a incontáveis pedidos de desligamento de profissionais de diversas áreas de atuação. Por que eles decidiram, como se diz no jargão corporativo, buscar novos desafios? Na verdade, o assombro causado pela Covid-19 levou muita gente a rever os aspectos mais importantes de sua vida — o trabalho certamente era um deles. Para que me submeter a um emprego tedioso se não sei quanto tempo terei para ser feliz? Por isso muitos pediram as contas do emprego e foram aventurar-se, achando que o mundo ia acabar. Mas, tcham tcham tcham tcham: o mundo não acabou e não conseguiram emprego de volta. Tudo isso parecia promissor e excitante, mas a realidade se impôs. Agora, A Grande Renúncia virou O Grande Arrependimento.

 

Desenvolvimento

Ao longo da vida podemos nos arrepender de muitas coisas. É bom saber que alguns arrependimentos são saudáveis e que nos fazem corrigir o rumo da vida presente e acertar de uma vez o rumo para a eternidade

 

1)- Melhor é pensar antes de se comprometer

Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade. Provérbios 21.5

Todos os dias temos muitas coisas para fazer e decisões a tomar. Não dar respostas apressadas e aguardar bem o que fazer é o segredo de não cair em furada. Como temos muitas coisas a fazer em curto espaço de tempo, tendemos a resolver tudo o mais rápido possível. Os que mais caem em golpes na internet são aqueles que se apressam a clicar em toda mensagem sedutora que aparece. Quando percebem, é tarde demais. A cobiça já tomou conto do sujeito. Por isso o cristão tem que ser mais devagar a tomar decisão por causa da oração. Quem ora, pensa mais e é dirigido por Deus.

 

2) – O arrependimento é aceito pela confissão

Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 1 João 1.9

O que fazer quando erramos? Nos relacionamentos pedimos perdão, nos reconciliamos, concertamos os erros e seguimos em frente. É assim mesmo. Uma vez ao caminhar, vi um casalzinho discutindo e o rapaz pedia perdão para a moça. Não resisti e disse: “vai aprendendo, porque quando casar você vai pedir perdão pro resto da vida!” kkk

Brincadeiras a parte, diante de Deus podemos pedir perdão sempre, porque o Espirito Santo nos leva ao aperfeiçoamento. E Deus sempre perdoará a confissão verdadeira e nos limpará de toda a maldade, como diz o versículo acima.

 

3)- O verdadeiro arrependimento conduz à salvação

“Pedro então lhes respondeu: ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo’. Atos 2.38

O arrependimento é um dom de Deus. Envolve o conceito de tristeza pelo pecado cometido, abandono da prática pecaminosa, confissão e mudança de mente. Pelo arrependimento Jesus Cristo entra em nossa vida e nos faz desejar uma vida nova. Não existe salvação sem entregar toda a nossa vida velha para ser crucificada com Cristo e assim deixar o Espirito Santo nos conduzir a um novo estilo de vida. Ninguém é feliz no pecado, que maltrata as pessoas sem que saibam. Mas em Cristo a vida verdadeira nos traz paz a alegria.

 

Conclusão

No fundo, o Grande Arrependimento ensina que as maiores decisões na vida devem ser feitas com ponderação e equilíbrio. Trocar o certo pelo incerto nem sempre é a saída mais inteligente. O ideal é pensar bem no que vai fazer para não se arrepender amargamente depois. E o mais importante deles: arrependa-se dos seus pecados, entregue-se a Jesus para não se arrepender depois, pois poderá ser tarde. O emprego a gente arruma outro, mas quanto ao céu, a escolha é para sempre.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB