Semana de 19 de Junho - Jesus a Luz e a Porta
18/06/2023


Jesus

A Luz e a Porta

 

Texto Bíblico:

Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti” (Is 60.1-2).

 

Introdução

A palavra “luz” é destacada pelo profeta Isaías. O que é a “luz”? Todos sabemos que a luz é a ausência de trevas, mas devemos entender que a questão aqui é a separação entre a luz e as trevas. Lemos já no início da Bíblia: “...e (Deus)fez separação entre a luz e as trevas” (Gn 1.4b). Deus não eliminou as trevas, Ele as separou da luz. Portanto, uma segunda palavra-chave que devemos lembrar é “separação”.

 

Desenvolvimento

A escuridão é algo terrível, porque ela impede que vejamos qualquer coisa. Por exemplo, se você entrar no porão de uma casa ou em outro lugar escuro durante a noite, sem dispor de uma luz, correrá sério perigo de se machucar. É isso que a Bíblia nos comunica: todas as pessoas na terra estão em sério perigo, não apenas em sua vida presente, mas também quanto à eternidade. Portanto, é extremamente importante que você se chegue à luz. Então a Bíblia chama Jesus de:

 

1)- A Luz do mundo

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8.12

 

Outra coisa vital para a vida é a luz. Não existe vida sem luz. A primeira coisa que Deus criou foi a luz e a separou das trevas (Gênesis 1.3). A partir de então foram criadas água, plantas, animais e toda a natureza. Viver na escuridão é estar em dúvida e medo. Por isso Jesus diz que ilumina nossas vidas.

Quem está com Jesus tem luz para a vida. não anda nas trevas da desesperança, do sofrimento e da falta de um objetivo para viver, pois toda incerteza e temor são transformados em convicção e confiança quando estamos com Jesus que também nos faz ser “luz do mundo” (Mateus 5.14).

 

2)- A Porta da Vida:

Eu sou a porta.João 10.9 a

A porta transmite segurança, mas também é símbolo de liberdade. Jesus falava sobre o rebanho que precisava estar num aprisco bem protegidos para descansar, mas também necessitam de espaço e liberdade para buscar pastagem.

Jesus diz que é a Porta porque nos protege e também nos dá liberdade. Ao declarar que podemos entrar e sair, significa que somos livres em sua presença (2Coríntios 3.17). Quando precisamos de uma oportunidade e pedimos que Deus nos abra uma porta, então sabemos que Ele pode abrir e ninguém pode fechar (Apocalipse 3.8). Com Jesus você é livre. Jesus é a Porta da Vida!

 

3)- A Porta que Salva

Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.João 10.9b

 

Reconhecer que Jesus é a porta não é suficiente. Isso não faz com que acessemos a Deus e tenhamos a salvação. Para isso, é necessário dar um passo e entrar por ele. Estar perto da porta também não é suficiente. Aquele que está a 5 cm da porta está em situação igual à daquele que se encontra a 5 km: não entrou por ela. Reconhecer que Jesus é o salvador e ter simpatia por ele não é suficiente. É necessário se comprometer com ele em fé. Não há outra via de acesso. Ele é a oportunidade. Para todas as pessoas e em qualquer circunstância, Ele oferece o convite de entrada para a vida eterna e abundante que só Deus pode dar.

 

Conclusão

Nosso Pai, fez com que um dia a porta do céu se abrisse e o seu precioso Filho deixou o céu, abandonou a grandeza celestial, desprezou os palácios, e veio a este mundo morrer pelos pecadores, abrindo a porta da salvação. Hoje a porta está aberta, esperando os pecadores arrependidos. Um dia, porém, essa porta vai se fechar. Que, enquanto a porta da graça se encontra aberta, possamos entrar por ela e encontrar em Jesus a solução os dilemas que a vida nos apresenta.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB