Semana de 08 de Julho - Mais do que merecemos
04/07/2019


Mais do que merecemos

 

Texto Bíblico: Salmo 103:6-18 

Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. —Salmo 103:10

 

Quebra-gelo: Por quê Jesus Cristo deixaria você entrar no céu?

 

Introdução

Algumas vezes quando as pessoas perguntam como estou, respondo: “não como gostaria, mas estou melhor do que mereço.” Lembro-me de uma pessoa bem intencionada dizendo: “Não, você merece muito”, e eu respondi a ela: “Na verdade não.” Estava pensando no que realmente mereço — a punição pelos meus pecados. Esquecemo-nos muito facilmente do quanto somos pecadores, inclusive no íntimo de nosso ser. Julgarmos nós mesmos melhores do que deveríamos diminui em nossa consciência a profunda dívida que temos com Deus por Sua graça. Diminui o preço pago por nosso resgate.

 

Desenvolvimento

Considerando quem somos à luz de um Deus santo e justo, a única coisa que realmente merecemos é o inferno. Isto é o que muita gente acredita de fato, por isso consideram-se impossibilitados de seguir uma vida “religiosa” adequada. Sentem vergonha das suas vidas e por isso desistiram da vida santa e se acostumaram com a ideia de viverem no inferno. Mas a Bíblia diz que há possibilidade de reversão.

 

1)- Para as pessoas é impossível

Salmo 103.10 - Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.

Marcos 10.27 - Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.

Por Mais maldosas que são as pessoas e imersas em erros, Deus não nos trata como merecemos porque não temos condições de conserto. É Ele quem nos proveu o conserto através de Jesus Cristo. Se nos tratasse conforme nossas iniquidades, estaríamos mortos! Mas Jesus foi nosso salvador: Isaías 53.5 -  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Com isto, você pode ter esperança e se desejar, já tem a benção de Deus para a vida eterna! Para Deus tudo é possível!

 

2)- Ele esquece nossas iniquidades

Salmo 103.11-12 - Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

Romanos 4.7-8 - Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.

Por quê Ele se esquece? Por causa da morte de Jesus Cristo na cruz. Assim como os jogadores ganham uma partida de futebol e logo todos os seus torcedores também ganham, assim foi a nossa morte com Cristo na cruz. Se a pena pelo pecado era a morte, então estamos quites com a Lei, porque morremos com Cristo ali na cruz. Assim Deus te declara justo e apaga os seus pecados. Agora você é livre para andar com Deus. Quer isto para a tua vida? Receba Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, e seja livre para sempre.

 

3)- Ele conhece nossa estrutura

Salmo 103.13-14-Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

Se para as pessoas é impossível ser salvas e se Deus se esquece do nosso passado, isto é porque Ele conhece nossa estrutura e sabe que nada somos e de nada somos capazes. Então como um pai se compadece dos seus filhos e jamais os abandona (o que pelo menos deve ser), assim é nosso Pai que nos dá a possibilidade da vida plena pela sua graça. Por isso não podemos merecê-la, mas somente recebê-la. Se houver 1% de merecimento, certamente não haverá 99% de graça. Pois ela só será 100% favorável para aquele que é 100% indigno. Não há graça salvadora para as pessoas justas e retas, já que a sua ação está voltada única e exclusivamente para aqueles que são de fato detestáveis. Quanto pior somos, maior o amor de Jesus Cristo.

 

Conclusão

Conhecendo-nos pelo que somos, não podemos evitar dizer: “A graça eterna que veio nos libertar!” Ele nos dá muito mais do que merecemos. Se Deus nunca fizer nada mais além de ter nos redimido, Ele já fez mais do que merecemos.

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB