Estudo Semana de 13 de Agosto - Verdadeira Liberdade
11/08/2023


A VERDADEIRA LIBERDADE

 

Texto Bíblico:João 8:31-36

Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de fato. v.36

 

Quebra-gelo:Existe algum hábito que você não consegue largar?

 

Introdução

Passaram-se 20 longos anos antes de o jornalista John McCarthy, refém por 5 anos, durante a Guerra Civil do Líbano, encontrar o negociador de sua libertação. Ao conhecê-lo, ele disse ao enviado da ONU, Giandomenico Picco: “Obrigado por minha liberdade!”. Suas palavras foram sinceras e valiosas porque Picco arriscou a vida durante as perigosas negociações para garantir a liberdade de McCarthy e dos demais reféns.

 

Desenvolvimento

Quando o Senhor Jesus ofereceu liberdade aos judeus, deixou explícito que eles eram escravos. Mas eles se ofenderam, porque se consideravam superiores a todos os povos por serem descendentes de Abraão. Em bora a nação de Israel estivesse subjugada politicamente ao Império Romano, os religiosos mantinham-se altivos alegando que, interiormente, jamais foram dominados por alguém. O espanto deles mostrava que desconheciam que a prisão em que viviam era na própria alma.

 

1)- Dois tipos de liberdade

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8:36

Mas livres como? Em Jesus, experimentamos a liberdade, do pecado e seu domínio sobre nós. Existem dois tipos de liberdade do pecado. A primeira liberdade é a libertação da lei do pecado e da morte. A libertação que perdoa nossos pecados através da morte de Jesus para pagar a dívida que era nossa. Em Colossenses 2:1-12, está escrito que deixamos de lado “o corpo que cometeu pecado e o serviu, pela circuncisão de Cristo. Em outras palavras, escolhemos parar de cometer pecado conscientemente. Esta é a primeira liberdade.

A segunda liberdade é um processo – um crescimento – pelo qual somos gradualmente libertados da “lei do pecado em nossos membros”, aqueles hábitos difíceis de romper e que o Espírito Santo elimina gradualmente, como está escrito em Filipenses 3: 7-16. Essa libertação é o processo de ser aperfeiçoado.

A vida cristã é um processo. Portanto nunca se desespere com seu baixo desempenho. Jesus estará sempre te ajudando e aperfeiçoando.

 

2)- Liberdade para mudar

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça”. Romanos 6:14

Não precisamos continuar sendo a mesma pessoa com quem começamos! Em Jesus, experimentamos a liberdade, não só do pecado e seu domínio sobre nós, mas também da culpa, vergonha, preocupação, mentiras de Satanás, superstições, falsos ensinamentos e morte eterna. Não somos mais reféns, somos livres para demonstrar amor aos inimigos, andar com bondade, viver com esperança e amar ao nosso próximo. Ao seguirmos a liderança do Espírito Santo, podemos perdoar como fomos perdoados e ser livres para amar como somos amados. Agradeçamos a Deus e amemos aos outros para que também conheçam o poder da Sua liberdade.

 

3)- Siga a Jesus

A única maneira de acabar com o pecado na carne, é seguir o mesmo caminho que Jesus. Está escrito que Ele é nosso precursor, e Ele abriu este caminho através da carne para nós segui-lo. “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.’” 1 Pedro 2:21-22. Seguir os passos de Jesus significa que nós também podemos vencer o poder do pecado, e isso é possível através do poder do Espírito Santo, negando a nós mesmos e abandonando as obras más. Então o pecado será morto em nós, e aos poucos vão desaparecendo. Isso é liberdade em Cristo!

 

CONCLUSÃO

Como cristãos, compreendemos essa liberdade. Jesus deu a Sua vida para garantir a liberdade espiritual a todos, incluindo cada um de nós. Agora, como Seus filhos e filhas, sabemos o que Paulo declarou: “Cristo verdadeiramente nos libertou” (Gálatas 5.1). João também ensina a liberdade em Cristo: “se o Filho os libertar, vocês serão livres de fato” (João 8.36).

 

Pr. Fabio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB