Estudo Semana de 18 de Setembro - Jugo Suave e Fardo Leve
14/09/2023


JUGO SUAVE E FARDO LEVE

 

Texto Bíblico:

²⁸ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ²⁹ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. ³⁰ Porque o meu jugo ésuave e o meu fardo éleve. Mateus 11:28-30

 

Introdução

Enquanto meus colegas e eu faltávamos às palestras ocasionais na Faculdade, todos faziam questão de assistir à aula do professor Jung na semana anterior às provas de fim de ano. Era quando ele sempre dava boas dicas sobre as perguntas do exame que tinha elaborado.

Sempre me perguntava por que ele fazia aquilo, até perceber que ele realmente queria que nos saíssemos bem. Os padrões dele eram altos, mas ele nos ajudava a alcançá-los. Tudo que tínhamos que fazer era estar presentes e escutar, para que pudéssemos nos preparar adequadamente.

 

Desenvolvimento

No texto de hoje, Deus desejava que Israel reconhecesse sua culpa e retornasse para Ele. Mas, sabendo como eles eram teimosos e fracos, Deus os ajudaria. O Senhor prometeu curar a rebeldia do coração deles (Jeremias 3:22), enviando pastores para instruí-los e guiá-los (v.15).

 

1)- Seus mandamentos não são pesados

³ Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. ⁴ Porque todo o que énascido de Deus vence o mundo; e esta éa vitória que vence o mundo, a nossa fé. ⁵ Quem éque vence o mundo, senão aquele que crêque Jesus éo Filho de Deus? 1 João 5.3-5

Aquele que nasceu de Deus obedece aos Seus Mandamentos e não os considera pesados ou desagradáveis de cumprir. Antes, ele traz dentro de si o forte desejo de honrar ao seu Senhor, por isso faz o que Lhe agrada. Para quem tem a natureza espiritual, a vontade Divina é boa, perfeita, praticável e proveitosa. Mas, para aqueles que têm a natureza carnal, ela é difícil, enfadonha e opressora, por isso são queixosos e indisciplinados.

 

2)- Temos um personal-bible o tempo todo

¹⁵ Se me amais, guardai os meus mandamentos. ¹⁶ E eu rogarei ao Pai, e ele vos daráoutro Consolador, para que fique convosco para sempre; ¹⁷ O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vênem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estaráem vós. João 14.15-17

Fico feliz que Deus seja assim também. Deus não pode rebaixar Seus padrões, mas porque deseja muito que o imitemos, concedeu o Espírito Santo para nos auxiliar a alcançá-los.

Eu rogarei ao Pai. A descida do Espírito Santo se daria mediante intensa súplica do Senhor Jesus ao Pai. Antes de ascender aos Céus, o Filho do Altíssimo não quis deixar Sua Igreja órfã, por isso rogou para que o Consolador fosse enviado. O Espírito Santo possui a mesma Natureza, os mesmos atributos e os mesmos propósitos Divinos, o que possibilita que Pai e Filho continuem com os Seus servos na terra.

A expressão "Consolador" é uma tradução do grego "paraklêtos", palavra usada para denominar o advogado ou a testemunha que presta assistência no tribunal. Aplica-se também à pessoa que permanentemente fica junto a outra para ajudá-la e protegê-la. Veja que tudo isso é a sublime descrição do Espírito Santo, que também é considerado "Conselheiro", "Intercessor" e "Fortalecedor". O Senhor Jesus foi o Guia, o Instrutor e o Protetor enquanto esteve com os discípulos. Ele os sustentou nos fracassos e nas tristezas e suportou os erros deles como um fiel Amigo. E agora que seria partir, não os deixaria sozinhos, pois prometeu enviar o Consolador. Embora o Espírito Santo seja uma Pessoa distinta da Trindade, Ele é igualmente Deus e cumpre perfeitamente o papel de amparar e guiar o homem rumo à vida eterna.

 

3)- Jesus Cristo veio nos dar um jugo suave

²⁸ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ²⁹ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. ³⁰ Porque o meu jugo ésuave e o meu fardo éleve. Mateus 11:28-30

Esse grande convite é para todos que estão cansados de sofrer, que vivem deprimidos, tristes, angustiados e atormentados pelo medo, que estão afligidos pelos problemas familiares, pelos vícios, pelas doenças e por tantos outros problemas. O desejo do Senhor Jesus é dar o alívio para aqueles que sofrem, removendo o fardo de dor e o tormento que têm carregado. Mas é preciso que cada um entenda que não é porque alguém está sofrendo que jesus irá ao seu encontro para libertá-lo. É preciso o exercício da fé para que o milagre aconteça. Isto é, a pessoa tem que tomar a atitude de buscar o Salvador para receber de Suas mãos a vida abundante que ele prometeu (João 10.10).

 

Conclusão

Como é consolador saber que não importa o tamanho do pecado ao qual estamos presos ou quão distantes estamos de Deus. Ele está pronto a curar nossa falta de fé! Tudo o que precisamos fazer é reconhecer nossos maus caminhos e permitir que Seu Espírito Santo comece a mudar o nosso coração.

Fabio Alcantara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB