Estudo para semana de 25 de Setembro - O Brechó de Deus
20/09/2023


O BRECHÓ DE DEUS

 

Texto Bíblico: 1 Coríntios 6.20

 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

 

Introdução

Há algum tempo, os brechós eram sinônimos de bregas. Hoje, está mais para chique. Tem para todos os bolsos e gostos e peças de roupas muito boas e novas. Tem um Grupo Pequeno na igreja em que a dona tem uma loja de roupas maravilhosas. Dá até para abrir um brechó chique com as roupas que não venderem. Em uma ocasião, uma pessoa entrou num brechó e encontrou uma roupa que havia visto em uma loja cara, por um terço do preço. Estamos aprendendo a valorizar as coisas e a não desperdiçar mais o dinheiro e até preservar o meio ambiente.

 

Desenvolvimento

É uma ilustração da nossa vida. Muitas vezes nos consideramos como alguém que deveria estar num brechó: fora de uso, fora de moda, sem valor. Quantos estão com problemas de autoestima, não dando valor a si mesmos! Geralmente, somos fracos e carentes, mas Deus não nos joga fora.

 

1)- Deus faz novas todas as coisas

E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Apocalipse 21.5

Deus não vai melhorar o céu e a terra que já existem, mas torná-los novos! Este também é o Seu desejo para com cada pessoa que nEle crê: não melhorar a sua vida, mas fazê-la totalmente nova. Não se trata de uma mudança exterior, pelo contrário, o que Deus deseja é trocar todo o seu interior, ou seja, tudo aquilo que vai permanecer eternamente, que é a sua alma e o seu espírito. Por este motivo, o Senhor Jesus foi tão enfático ao falar do novo nascimento: Ele é a condição para entrar e viver eternamente no Reino de Deus.

Jesus Cristo quer acabar definitivamente com o passado pecaminoso de cada um (Is 43.18-19,25). Portanto, quando nos arrependemos dos pecados cometidos, o nosso Senhor não somente perdoa, como também os lança no mar do esquecimento. Por isso, assim como Ele faz questão de apagar da Sua memória o nosso passado sujo, exige também que o esqueçamos completamente.

 

2)- As coisas antigas passaram

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17

Paulo diz: "Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo". Este é o grande prazer de Deus: fazer das coisas antigas coisas novas; trazer novos significados à vida, nova qualidade de relacionamentos, novos afetos; promover um relacionamento de intimidade com ele. Permita a Deus trabalhar no brechó da sua vida. Ele é especialista em restauração.

So é unido e possui afinidade plena com o senhor Jesus aquele que tem natureza espiritual, ou seja, que nasceu de Deus. Se isso não aconteceu, essa pessoa é carnal, pois ainda carrega a imagem de Adão, ou seja, do velho homem, em si. Ser nova criatura significa que o seu interior está transformado e elevado para um novo nível de excelência, que é Divino. Isto é, quem nasceu de novo não é "reformado" para ficar melhor; pelo contrário, dentro de si ocorre uma alteração profunda iniciada com o sincero arrependimento dos seus pecados. Os antigos padrões, pensamentos e ideologias, antes considerados em suas escolhas, são totalmente removidos, e novos conceitos provenientes do Alto passam ia ser introduzidos em sua mente. A partir daí, essa pessoa adota novos princípios e objetivos. Com isso, suas atitudes e seu comportamento são modificados substancialmente, e as coisas velhas pas sam a dar lugar a uma nova vida.

 

3)- Vivemos para Jesus

E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:15

Ele morreu por todos nós, para que nós, os que vivemos, possamos viver por meio da Vida Dele, e não mais para nós mesmos. A maioria das pessoas gostam de viver suas próprias vidas, fazem suas escolhas, gostam do direito de ir e vir, fazem o que querem, assistem o que mais lhes agrada, ouvem o que têm vontade e por aí vai, poucas oram com relação a isso, na verdade oram para que Deus as acompanhe em suas escolhas, ou oram quando precisam de alguma coisa...Geralmente muitas se machucam e não sabem o porquê. Amados, nós fomos resgatados, nós morremos com Cristo.

Enquanto continuarmos querendo viver nossas vidas do nosso jeito não vai dar certo. Ele morreu por nós para que hoje não mais vivamos para nós mesmos. As pessoas estão sofrendo além da conta porque querem viver suas vidas da maneira delas. Saiba que só da maneira de Deus vai dar certo. Renda-se de verdade. Seja íntegro na sua relação com Deus, íntegro significa inteiro, não dê apenas uma parte a Ele. Nós somos um com Cristo. Essa é a única forma de estarmos no centro da vontade Dele.

 

Conclusão

Talvez Deus tenha o seu próprio brechó e trabalhe nele com seriedade, com graça, com amor. Ele dá polimento às nossas vidas, nos purifica com a dádiva do Senhor Jesus Cristo. Como ele faz novas todas as coisas, renova a nossa vida em todas as dimensões! Deus é restaurador! Ele tem tomado tantas vidas, tantas famílias, tantas comunidades em suas mãos e polido, restaurado e aprimorado. Isto é salvação.

 

Pr. Fabio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB