Estudo Semana de 16 de Outubro - Erva Venenosa
14/10/2023


ERVA VENENOSA

Para que, entre vós, não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo cujo coração, hoje, se desvie do Senhor, nosso Deus, e vá servir aos deuses destas nações; para que não haja entre vós raiz que produza erva venenosa e amarga.Deuteronômio 29.18

 

Para refletir no Grupo Pequeno, pergunte:

Os outros consideram você uma pessoa fácil ou difícil?

 

Introdução

Está registrado que Charles Spurgeon, considerado “o príncipe dos pregadores”, fez o seguinte comentário sobre um homem muito conhecido por seu espírito amargo e ressentido: "Que o gramado em sua sepultura cresça verde quando ele morrer, pois nada jamais floresceu ao seu redor enquanto viveu!". A alma triste, deprimida e amarga irá compilar uma lista de desconsiderações com as quais se ofende e terá cuidado consigo mesma como uma ursa cuida de seus filhotes. E a imagem é adequada, pois o coração ressentido é sempre rude e está sempre suspeitando como a ursa!

 

Desenvolvimento

O autor adverte contra a "amargura" comparando Deuteronômio 29.18 a Hebreus 12.15, que descreve aquele que se afasta de Deus e busca outros deuses. Uma pessoa amarga e ressentida é como um veneno contagioso, espalhando seu ressentimento sobre os outros. Isto, assim como aconteceu no passado no meio do povo de Deus, não poderia se repetir com os cristãos, pois o cerne do ensino de Jesus é justamente o contrário. Quem insiste nesse estado de espírito não pode ser chamado de um verdadeiro cristão.

 

1)- Combata o sentimento rancoroso

"Olhando atentamente, para que ninguém seja faltoso da graça de Deus, e para que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados." Hebreus 12:15:

O que é essa raiz de amargura? É o ressentimento, a ira, a mágoa que cresce nos corações quando nos sentimos injustiçados, traídos ou magoados. Quando permitimos que a raiz de amargura se estabeleça em nossos corações, ela nos afasta de Deus e dos outros. É uma doença espiritual que nos impede de experimentar a verdadeira paz e alegria em Cristo. Existem uma categoria der cristãos que saem por aí buscando uma forma de cura nos lugares errados, mas cujas vidas permanecem contaminadas com o veneno da serpente, o diabo. Mas apenas estão transferindo o verdadeiro problema de lugar.

 

2)- Devemos seguir o exemplo do nosso Senhor

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23

Em nossa comunhão cristã, o que pode ser mais deprimente do que ver um cristão professo defendendo seus supostos direitos e resistindo amargamente a qualquer tentativa de violá-los? Tal cristão jamais aceitou o caminho da cruz. As bençãos da mansidão e da humildade são desconhecidas para essa pessoa. A cada dia ela se torna mais endurecida e azeda, tentando defender sua reputação, direitos e ministério contra supostos inimigos. Essas pessoas não são discípulas de Jesus Cristo, mas religiosos se enganando. A cura para isso é morrer para si mesmo e ressuscitar com Cristo para a novidade de vida, e deixar de brincar com a fé, pois a vida com Cristo não é como um título de clube que cancelamos e passamos para outro.

 

3)- Devemos clamar por cura

Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo. Jeremias 17:14

Rancor é como uma doença, que precisa ser tratada. Como Jeremias clamou por cura, nós tambem devemos fazer isso. A Palavra de Deus nos oferece orientações claras. Primeiro, devemos perdoar. Jesus nos ensinou a perdoar não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete (Mateus 18.22). Perdoar não é esquecer, mas é escolher liberar o poder da amargura sobre nossas vidas. Perdoar não é fácil, mas é possível através da graça de Deus.

Além disso, precisamos nos aproximar de Deus em oração e meditação na Sua Palavra. Ele é a fonte de cura e restauração. O Salmo 34:18 nos diz: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido." Quando entregamos nossas mágoas a Deus, Ele nos dá a paz que excede todo entendimento.

 

Conclusão

A raiz de amargura é um obstáculo que impede o crescimento espiritual. Mas com a ajuda de Deus, podemos arrancá-la e experimentar a liberdade e a alegria que Ele deseja para nós. Vamos escolher o perdão, a busca por Deus e a comunhão com nossos irmãos na fé, para que a raiz de amargura não encontre lugar em nossos corações e não sejamos como aquela pessoa que foi alvo do comentário de Spurgeon: "Que o gramado em sua sepultura cresça verde quando ele morrer, pois nada jamais floresceu ao seu redor enquanto viveu!".

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB