Estudo Semana de 20 de Novembro - Recursos que Permanecem
17/11/2023


RECURSOS QUE PERMANECEM

 

Texto Bíblico: Lucas 12.16-21

²⁰ Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? ²¹ Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus (20-21)

 

Introdução

As pessoas sempre se agitaram e discutiram sobre os recursos deste mundo: esperança, saúde prosperidade financeira, paz internacional e um conjunto de circunstâncias favoráveis. Esses recursos são bons de um modo específico, mas têm um defeito fatal -- são incertos e transitórios! Hoje os temos; amanhã se vão. Assim é com tudo o que é terreno, desde que o pecado veio para perturbar a bela ordem da natureza e fez da raça humana vítima do acaso e da variação.

 

Desenvolvimento

Deus deseja a todos nós que as bençãos e a provisão sejam nossas companheiras, de modo a não precisarmos desconfiar dos Seus cuidados. Precisamos trabalhar e viver a vida para não dependermos de ninguém, pelo contrário, ajudar os outros e contribuir na missão. Mas um pensamento deve ser o norte da nossa vida: temos um Pai que deseja que sejamos abençoados e independentes do pensamento mundano, que é a avareza, o pecado de não confiar em Deus como o provedor.

 

1)- Temos o essencial

³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32S

Se os fundamentos do mundo se desintegram, ainda temos Deus, e nele temos para sempre tudo o que é essencial para o nosso ser redimido! Temos Cristo, que morreu por nós; temos as Escrituras que jamais falham; temos o fiel Espírito Santo. Se o pior dos piores acontecer aqui embaixo, temos a casa e as boas-vindas de nosso Pai celeste! A Bíblia diz que tudo o que temos pertence a Deus (1 Crônicas 29.16). Ele tem nossas vidas em suas mãos, e nos ajuda a não nos corrompermos com as posses deste mundo, mas apegar-se a elas apenas superficialmente

 

2)- Nosso investimento deve estar no céu

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.  Mateus 6:19-21

Suponha que seu coração esteja no dinheiro. Basta que algum infortúnio cruze seu caminho e você estará em apuros. Pense agora na reputação. Em um momento ruim, você pode perder o pouco que dela conquistou durante anos, ou aqueles que nunca tiveram nenhuma podem roubar com a língua caluniosa. Se forem os filhos, a morte pode levá-los embora, ou pior do que a morte, algum vício maldito pode torná-los mortos-vivos. E, mesmo que tenhamos nessa vida dinheiro, reputação e muitos filhos saudáveis, isso durará apenas alguns breves anos.

A ordem do Senhor no texto bíblico que lemos para não acumularmos tesouros na Terra parece um pouco severa, mas, afinal, tudo o que uma pessoa realmente vale neste mundo não é o que ela tem no Céu? Não trazemos nada para cá e é certo que nada levaremos.

 

3)- Em Cristo temos todas as coisas

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém. Filipenses 4.19,20

Que grande fonte: "Deus"! Que grande padrão: "segundo as suas riquezas"! Que grande canal: "Cristo Jesus"! Você tem o doce privilégio de colocar todas as suas necessidades diante de suas riquezas, perdendo as necessidades de vista por ser ofuscado pelas riquezas. O tesouro infindável de Deus está totalmente aberto para você, com todo o amor. Vá e desfrute desse tesouro, na simplicidade da fé sem artifícios. E você nunca gastará tempo procurando uma fonte humana ou se apoiando num alicerce também humano, dizia C. H. Mackinlosh

Paulo agradece aos cristãos Filipenses pelo cuidado que sempre tiveram com ele. A igreja em Filippos enviava ofertas generosas e voluntárias para o sustento da Obra missionária (2Co 11.9), e ele as considerava uma providência Divina às suas necessidades. Veja que Deus nunca desampara seus e filhos, pelo contrário, aqueles que vivem em obediência podem sempre contar com o cuidado de Deus, mesmo nos momentos mais difíceis. Nunca faltará provisão para quem vive de acordo com a vontade Divina,

 

Conclusão

O que causa a alegria que existe no Céu? Os eventos que agitam este mundo, creio eu, dificilmente recebem atenção no Céu. Se nosso governo fosse destruído, haveria comoção em todo o país, mas dificilmente causaria algum transtorno em outros países. Mas, se houver alguém se convertendo agora, isso provocará grande alegria no Céu.

Virar as costas para este mundo, cair de joelhos e pedir a Deus, por amor de Cristo, que escreva nosso nome no Livro da Vida é o nosso grande investimento.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB