Semana de 12 de Fevereiro - Disposição para ser Perfeito
10/02/2024


Disposição Para Ser Perfeito

 

Texto Bíblico:

Mateus 19.16-26

 

Introdução

A autora Kathleen Norris afirma que o perfeccionismo é uma das palavras mais assustadoras que se conhece. Ela o contrasta com a “perfeição” descrita no evangelho de Mateus. Descreve-o como “grave aflição psicológica que torna as pessoas muito tímidas para correr riscos necessários”.

Cada um de nós tem a própria versão da perfeição, bens ou hábitos aos quais nos agarramos para obter o controle. Perfeccionismo torna uma pessoa escrava de detalhes. É uma pressão psicológica imposta a si mesmo para ser aceita pelos outros. Porém, no evangelho de Cristo, apalavra “perfeito” significa realmente maduro, completo ou inteiro... é abrir espaço para o crescimento e tornar-se maduro o suficiente para nos entregarmos aos outros e assumir nossa humanidade.

 

Desenvolvimento

Em Mateus, a palavra “perfeito” significa realmente maduro, completo ou inteiro. Kathleen conclui: “Ser perfeito... é abrir espaço para o crescimento [e tornar-se] maduro o suficiente para nos entregarmos aos outros.”

Entender perfeição assim nos ajuda a compreender a história de um homem que questionou Jesus sobre o que poderia fazer para “obter a vida eterna” (Mateus 19:16). Jesus respondeu: “guarde os mandamentos” (v.17). Ele pensou que tinha obedecido a todos eles, mas sabia que algo estava faltando. “O que mais devo fazer?” (v.20) ele perguntou.

 

1)- Disposto a deixar o que não vale a pena

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?Mateus 19.16

Jesus identificou a riqueza desse homem como o gatilho que sufocava o seu coração. E lhe disse que se ele quisesse “ser perfeito” — inteiro, disposto a doar e receber de outros no reino de Deus — deveria se dispor a deixar de lado o que o impedia de fazer isso. O dinheiro o estava impedindo de entregar-se a Jesus Cristo de fato.

Muitas pessoas, até mesmo os cristãos frequentadores das igrejas, estão deixando escapar a vida boa que Deus tem para eles, porque as coisas desta vida os estão impedido de progredir. Gosto das palavras de Jim Elliot que afirmou "Não é tolo aquele que dá o que não pode reter, para ganhar aquilo que ele não pode perder."

 

2)- Cristo não abre mão de nós

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.Matus 19.21

O problema daquele jovem não era ter muitas riquezas, e sim colocar nelas o coração. É isso que tem acontecido com muitos hoje. Eles têm se apegado não somente a bens materiais, mas também a pessoas. Os judeus consideravam as riquezas um grande favorecimento de Deus, por isso acreditavam que a entrada dos ricos no Reino dos Céus era mais fácil. No entanto, o Senhor Jesus deixou claro que a Salvação nada tem a ver com condição social, e sim com fé e obediência à Sua Palavra. Tudo o que é bom e justo vem do Altíssimo. Ele nos concede família, saúde, paz e prosperidade, mas não abre mão de ocupar o primeiro lugar em nossa vida (Mateus 10.37; Salmo 62.10).

 

”Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;“

Mateus 10:37 ARA

 

”Não confiem na opressão, nem ponham falsas esperanças na rapina. Se as riquezas de vocês aumentam, não ponham nelas o coração.“

Salmos 62:10 NAA

 

 

3)- A perfeição saudável

Portanto, sejam perfeitos, como perfeito é seu Pai celestial. Mateus 5.48

Oconvite de Jesus para se render e encontrar a plena liberdade que só é possível nele: “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (19.26). É tarefa de cristãos desejar e continuar buscando a perfeição, em graça e santidade (Fp 3.12-14*) e nos conformarmos ao exemplo de nosso Pai celestial (1 Pe 1.15,16).

*{comentário Mcd} Deus sabe das nossas fraquezas e das nossas limitações, por isso não nos deixa sem direção, mas age em nós e por meio de nós. Ele coloca em nosso ser o desejo pela Salvação e nos salva por intermédio do Seu Filho Jesus. Da mesma forma, Ele não apenas nos faz ter o desejo de conquistar as Suas promessas, para que o Seu Nome seja glorificado, mas também nos concede o poder sobrenatural da fé para tomarmos posse delas. Ele jamais colocará um sonho dentro de nós sem nos conceder as condições para realizá-lo, mas é necessário fé e coragem da nossa parte para que façamos a Sua vontade. Deus precisa da nossa cooperação para que a Sua Obra seja manifesta em nós, principalmente no que diz respeito à nossa Salvação.

 

 

Conclusão

Qual área da sua vida o está impedindo para que você seja um feliz discípulo(a) de Jesus Cristo? Para aquele jovem, era o dinheiro. Mas existem muitas áreas que nos separam de Deus, como o trabalho excessivo; a diversão exagerada nos aparelhos de cedular e TV; a avareza que nos impede de ofertar na obra de Deus ou ajudar os outros; a falta de conhecimento bíblico por causa da preguiça, e por aí vai. Énecessário fé e coragem da nossa parte para que façamos a Sua vontade. Deus precisa da nossa cooperação para que a Sua Obra seja manifesta em nós, principalmente no que diz respeito à nossa Salvação.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB