Semana de 01 de Abril - Qual é o seu pai?
28/03/2024


QUAL É O SEU PAI?

 

Texto Bíblico: João 8.44

Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras. (NTLH)

 

Introdução

Primeiro de Abril é conhecido como o dia da Mentira. Pensemos sobre a mentira. William Thompson, mais conhecido como "Count" Victor Lustig, um vigarista notório que operou no início do século XX. Lustig era famoso por suas habilidades de manipulação e sua capacidade de enganar as pessoas com mentiras elaboradas e trapaças sofisticadas. Um dos golpes mais famosos de Lustig foi a venda da Torre Eiffel. Em 1925, ele convenceu um grupo de empresários parisienses de que o custo de manutenção da Torre Eiffel era tão alto que o governo francês estava disposto a vendê-la como sucata. Ele realizou uma falsa cerimônia de licitação e conseguiu vender a "torre" a um dos empresários por uma quantia considerável em dinheiro. Depois de receber o pagamento, Lustig fugiu com o dinheiro e o comprador percebeu que havia sido enganado.

 

Desenvolvimento

O versículo de João 8:44 ocorre durante um diálogo entre Jesus e os líderes religiosos judeus. Essa interação se dá no contexto do Templo de Jerusalém, durante a festa dos Tabernáculos, onde Jesus estava ensinando o povo. Os líderes religiosos estavam constantemente desafiando Jesus, questionando sua autoridade e tentando pegá-lo em contradição para acusá-lo. Nesse contexto, Jesus faz uma série de afirmações confrontadoras sobre sua identidade divina e a natureza do relacionamento entre Ele, Deus Pai, e aqueles que o rejeitam.

O versículo em questão faz parte desse diálogo, onde Jesus expõe a verdadeira natureza espiritual daqueles que se opõem a Ele. Ele os confronta com a realidade de que estão seguindo os desejos do diabo, o pai da mentira e da morte, em vez de aceitar a verdade e a vida que Ele oferece. Essa interação é uma parte crucial do ministério de Jesus e revela sua autoridade divina e a necessidade de decisão por parte daqueles que o ouvem. No entanto, podemos conhecer algumas coisas:

 

1)- Reconhecer a Paternidade Espiritual

O versículo de João 8:44 nos apresenta a poderosa declaração de Jesus sobre a natureza do relacionamento espiritual daqueles que o rejeitam. Ele confronta os líderes religiosos de seu tempo, afirmando que eles têm como pai o próprio diabo. Essa afirmação é profunda e confrontadora, pois revela que a nossa verdadeira paternidade espiritual não é determinada apenas pela linhagem física, mas sim pelas escolhas que fazemos em relação à nossa fé e obediência a Deus. Ao dizer que eles querem satisfazer os desejos de seu pai, o diabo, Jesus expõe a realidade de que a rejeição da verdade e a prática do pecado são evidências de uma filiação espiritual distante de Deus.

 

2)- A mentira e suas consequências

Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Josué 7:11

Um exemplo marcante de mentira na Bíblia é o caso de Acã, que desobedeceu ao mandamento de Deus de não tomar nada do despojo da cidade de Jericó (A história está em Josué 7.1-26). Acã mentiu para esconder sua transgressão, mas sua mentira foi descoberta e ele e sua família sofreram graves consequências. Isso nos ensina sobre a seriedade do pecado da mentira e como nossas ações têm repercussões não apenas para nós mesmos, mas também para aqueles ao nosso redor. Você se lembra de algum episódio na sua vida sobre uma mentira? você foi prejudicado ou prejudicou alguém?

 

3)- Vivendo como filhos do Pai celestial

Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos. Isaías 64.8

Escolher o Pai é uma decisão de vida crucial que reflete nossa verdadeira identidade espiritual e direciona nosso caminho de fé. Ao reconhecer a realidade da paternidade espiritual e as consequências de seguir o diabo, somos desafiados a fazer uma escolha consciente de nos submetermos a Deus como nosso Pai celestial. Isso implica em renunciar ao pecado, buscar a verdade e viver em obediência aos seus mandamentos. Ao escolher o Pai Celestial, encontramos perdão, restauração e vida abundante em Cristo, experimentando uma relação íntima com o Criador que nos guiará em direção à eternidade.

 

Conclusão:

A Bíblia nos desafia a considerar quem é o nosso verdadeiro pai espiritual e a tomar uma decisão consciente sobre a quem servimos e seguimos em nossas vidas. Reconhecer Deus como nosso Pai celestial nos conduz à verdadeira vida e à esperança eterna em Cristo. Que possamos escolher seguir a Deus, rejeitando as obras do diabo e vivendo em conformidade com a vontade do Pai celestial. Pensar sobre a pergunta "Qual é o seu pai?" nos leva a examinar nossa própria vida espiritual e a considerar se estamos seguindo a Deus ou permitindo que as obras do diabo nos influenciem. Que possamos tomar a decisão de escolher Deus como nosso Pai, entregando nossas vidas a Ele e vivendo de acordo com Sua vontade revelada em Sua Palavra.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB