Semana de 05 de agosto - Precisando de Ajuda?
02/08/2019


PRECISANDO DE AJUDA?

 

Texto Bíblico: Marcos 9. 14-29

Jesus perguntou ao pai do menino: — Há quanto tempo isso está acontecendo com ele? O pai respondeu: — Desde a infância; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar. Mas, se o senhor pode fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos. Ao que Jesus respondeu:  “Se o senhor pode”? Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou: — Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé! (21-24)

 

Introdução

Homem tem a fama de não pedir ajuda. Ele primeiro se perde no trânsito e depois que se vê totalmente impotente arrisca pedir informação. As mulheres ficam doidas!

 

Desenvolvimento 

O homem do texto bíblico tinha um filho que agia como se fosse portador de epilepsia. De repente atirava se por terra entrava em convulsão rei lava os dentes, espumava a baba e era terrivelmente machucado. Muitas vezes caia no fogo e outras na água . Cada crise dava a impressão de que seria a última, tal violência do incidente . Além disso o problema se arrastava desde a infância e o filho era único . Atribui a si esse estranho comportamento a possessão demoníaca e não é necessário negá-lo desde que o próprio Jesus o confirmou.

Nessa amargura da alma o sofrido pai procura os discípulos de Jesus para expelir o demônio mas eles não conseguem. Pouco depois Jesus desce do monte onde se havia dado a transfiguração e toma conhecimento da tragédia. 

 

1)- Precisamos pedir ajuda 

Jesus perguntou ao pai do menino: — Há quanto tempo isso está acontecendo com ele? O pai respondeu: — Desde a infância; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar. Mas, se o senhor pode fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos. (21-22)

 

Essa narrativa bíblica salienta o sucesso obtido por aquele que pede e não se deixa amarrar pelo orgulho nem pela incredulidade. AS pessoas seriam mais calmas se buscassem com mais frequência ajuda lá do alto. Ninguém pode enfrentar certas dificuldades, inclusive de ordem moral ou espiritual, sem a ajuda de Deus. Peça ajuda. Não se envergonhe, pois o Pai deseja ajudar mais do que você em pedir!

 

2)- Precisamos ser humildes

Ao que Jesus respondeu: — “Se o senhor pode”? Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou: — Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé! (23-24)

 

A própria frase revela sua falta de fé e o mestre coloca a possibilidade da cura do jovem na capacidade de crer do pai: tudo é possível ao que crê. Essa palavra leva a fazer mais um pedido de ajuda: eu creio ajuda-me na minha falta de fé. O resultado se fez sentir imediatamente: Jesus curou de uma vez por todas o rapaz. 

Não é pecado nem coisa estranha quando não conseguimos crer o suficiente. É natural do ser humano ficar enfraquecido e cansado. Mas podemos fazer como aquele pai: pedir ao Senhor que nos ajude na falta de fé!

 

3)- Deus tem seus expedientes para produzir humildade

Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, pois o SENHOR Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. O SENHOR amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes. Provérbios 3.31-34

Quem se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado. Mateus 23.12

 

É um sinal divino se o cristão começar a se afligir com os seus fracassos e voltar ao seu Deus quando essas dificuldades surgirem uma após outra. “Benditas são as ondas que levam o marinheiro na rocha da salvação! Perdas nos negócios são geralmente consideradas sagradas para o enriquecimento de nossa alma”, dizia Spurgeon.

Se a pessoa escolhida não vier ao Senhor de mãos cheias virá de mãos vazias. Se Deus em sua graça não encontra outros meios de nos fazer honrá-Lo entre as pessoas, ele nos lançará nas profundezas; se falharmos em honrá-Lo no ápice das riquezas , ele nós levará ao vale da pobreza. Contudo não se abata quando for repreendido. Antes reconheça a amável mão Paterna que disciplina e diga: levantarei é irei para o meu Pai.

 

Conclusão

Aquele homem foi socorrido porque pediu ajuda. Você pode ter uma vida com mais qualidade se aproveitar a deixa de Jesus e mergulhar na humildade que atrai o favor de Deus para a sua vida. Peça ao Senhor que lhe ajude na sua falta de fé!

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB