2ª Semana de Setembro
Quebra gelo: Você já ficou irado com alguém? Já sentiu vontade de livrar-se de uma pessoa? Texto base: 1Cr 17.20– Jr 10.6– Is 45.5-7- 1Sm 2.1-2- Jo 3.16 Introdução: Seria bem mais prático para Deus ter eliminado o homem desde o Éden e formado um outro advertido sobre as terríveis consequências do pecado. Mas, algumas razões não O deixaram agir assim. Em primeiro lugar, Deus criou o homem com uma alma eterna. Em segundo, Deus o amou profundamente mesmo na sua condição miserável de pecador (Rm 5.8). Que Deus é esse?
1) ELE NOS AMOU PRIMEIRO-I João4:18-19 A bíblia diz que nós éramos inimigos de Deus (Romanos 5:10). Aos nossos inimigos nós iríamos dar o pior, iríamos desprezar ou nos afastar deles; porém Deus ao invés disto nos amo. Em Mateus 5:44, Jesus nos ensina a sermos como Ele, amar pessoas, sem que mereçam. Amar quem merece ser amado não tem nada de divino, é apenas uma reação natural. Porém amar alguém sem o mérito é divino e sobrenatural. Ele nos fez herdeiros com Cristo (Romanos 8:17), Um Deus que nos deu uma herança mesmo sem merecermos. Mesmo sem termos nada para dar em troca ele nos oferece filiação. Você já teve a experiência de amar alguém sem merecer? Qual foi a experiência?
2) UM DEUS QUE NOS RECONCILIOU–Lc 15.17-24 Às vezes por qualquer coisa ficamos de mal de alguém, e até mesmo, riscamos fulano ou sicrano de nosso convívio por desavenças. Deus nos restitui o Anel no dedo, novas sandálias e Vestes novas. Ele restaura a comunhão pela. Não fica nos cobrando dos erros do passado. Deus não só perdoa, Ele esquece! “Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Hb 8.12). Basta uma atitude de arrependimento e Ele estará sempre de braços abertos para dar vida ao que está morto pelo pecado (Lc 15.24). O que Ele mais quer é perdoar, é reconciliar-se conosco (Is 55.7); Ainda há tempo, mas em breve a porta da graça irá se fechar (Mt 25.10-13). Você já teve a experiência de ser um Reconciliador? Como isto se deu?
3) ELE NOS DEUS INFINITAMENTE MAIS- I Coríntios 2:9 Quando temos alguém que nos feriu, geralmente nós vamos ficar com um pé atras, e não vamos confiar nada a esta pessoa. Deus não é assim, Ele nos reconcilia e nos oferece alguém muito além. Efésios 2:6 Efésios 3:20- nos diz que Deus nos dá muito mais do que pedimos, pois este é o caráter de Deus. Não só perdoador, restaurador, mas gracioso. Não há limites para o generoso amor de Deus. A morte de Cristo em nosso lugar é a grande prova do amor divino por nós. (Rm 5.8) O amor e o cuidado já te surpreenderam de alguma forma?
Conclusão
O que o diabo mais quer é que a humanidade não sinta esse amor, a sua reconciliação e a sua graça. Somente Deus é amor e tem de sobra para dar. Não há outro Deus como o nosso Deus. Que Deus é esse? Que amor é esse? Se você quer aceitar ao amor deste Deus, levante a mão e vamos orar.