Semana de 30 de Setembro - Ansiedade
26/08/2019


Ansiedade

 

Texto Biblico: 

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filipenses - 4.6

 

Introdução

Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples do dia a dia, por causa do desconforto que sentem.

 

Desenvolvimento

A palavra “ansiedade” vem do grego Diástema, que é início de um desejo até vê-lo realizado. Quando um desejo surge, o que define nosso comportamento é esse estado de tempo.  O que fazemos com esse desejo? Atropelamos tudo? O ideal é que coloquemos diante de Deus para que o projeto flua naturalmente sem atropelo. Quando desrespeitamos esse intervalo, é gerado angustia ansiedade, depressão e até morte. Mas o que a Bíblia ensina?

 

1)- A não ficar por aí ansioso...

Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mateus 6.25.

O nosso Senhor Jesus fala aos discípulos sobre ansiedade. Pertencer ao reino de Deus significa descansar em Sua total suficiência. Assim, nas necessidades simples e diárias da vida, devemos viver como pessoas que pertencem ao reino de Deus, vendo a vida em toda a sua significação. Muitos valorizam mais a roupa do que o corpo; mais a comida do que a vida. A ansiedade inverte os valores, mas nosso Pai cuida da vida e do nosso corpo e não nos deixará perecer. Você está se preocupando com coisas desnecessárias? Lembre-se de que Cristo  não te deixou faltar nada até hoje e não deixará!

 

2)- Aprender a não viver ansiosos

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7.

Aprender a confiar em Deus é um processo longo e muitas vezes doloroso. Sabemos que não é possível viver sem algumas preocupações A existência humana simplesmente nos impulsiona para isto. Contudo, à luz da revelação da palavra de Deus podemos lançar o as necessidades a Ele. A nossa ansiedade, em nada vai mudar a nossa vida. Temos que entender que Deus nos dá todas as coisas sem que de nossa parte contribuamos com ansiedade. Pratique o deixar os pensamentos ansiosos de lado. Ore e tente esquecer as preocupações, entregando-se a tarefas úteis. Assim você será liberto com a ajuda do Espírito Santo.

 

3)- Cuidado com situações imaginárias

Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo. Provérbios 23.7

Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas serão acrescentadas a vocês.  Mateus 6.33

A verdade é que a atitude de preocupação se caracteriza por uma fértil imaginação. Ela pode conceber toda espécie de possibilidades adversas; pode nos transportar para o futuro, para alguma situação que esperamos à nossa frente. E então, nos achamos preocupados e atribulados por algo que não existe. Muitas vezes nos deprimimos com coisas imaginárias!

Por isso, o nosso Senhor nos pede para mudarmos de foco, isto é, buscarmos em primeiro lugar o Seu reino. Buscai primeiro o reino de Deus. O que o nosso Senhor quer nos ensinar com isto? Que precisamos aprender a depender Dele e que Ele jamais nos abandonará. 

 

Conclusão

Ele é imutável, eterno, sempre o mesmo. Por isso, não precisamos nos preocupar. Portanto, “não vos inquieteis”. Esse é o ensino bíblico essencial no tocante a essa questão. Devemos aprender a deixar tudo o que somos e o que temos, muito ou pouco, inteiramente aos cuidados de Deus.



 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB