Semana de 14 de Outubro - Tempos difíceis
11/10/2019


Texto Bíblico: Salmo 91

O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente. —Salmo 91:1

 

Introdução

Algumas crianças adoram vangloriar-se de seus pais. Se você ouvir às escondidas conversas na vizinhança, vai ouvir uma criança dizendo: “Meu pai é maior que o seu!” ou “O meu pai é mais inteligente do que o seu pai!”. Essa exibição, frequentemente, está relacionada ao aviso de que se as crianças o estão ameaçando, é melhor tomarem cuidado porque o seu pai pode vir e derrubar todas elas, inclusive os pais delas!

 

Desenvolvimento

Acreditar que o seu pai é o mais forte do quarteirão é muito inspirador diante do perigo. É por isto que eu amo o fato de o nosso Deus ser Todo-Poderoso. Isso significa que ninguém está à altura da Sua força e poder. 

1)- Em tempos difíceis, nosso Pai cuida

Salmos 91.1   O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 91.2   diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.

 

Habitar é diferente de “veranear”. Gostamos de sair de férias, sair para descansar e voltar. Muita gente vai a Deus para veranear. Por isso passam por grandes dificuldades e tempos de desconfiança, e não raro entram em profunda crise. Mas quem “habita”, mora ali para sempre. O Pai está sempre presente e nos sentimos cuidados por ele. Não há motivos para desconfiar da presença cuidadosa e protetora do Pai. Você habita com Deus ou vai visitá-lo de vez em quando? Desafiamos você a viver para sempre na Sua companhia.

 

2)- Nosso Pai nos livra dos tempos difíceis

91.3-8 - Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.  Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios.

 

Tempos difíceis estão aí para todos. Vivemos num mundo em tsunami. Basta ver os jornais pela TV: é um convite à angustia. O filho e a filha de Deus vivem confiantes e em oração conserva a sua alma da corrosão do caos deste mundo. Em que sentido não seremos atingido? Não é que vivemos numa bolha, separados das consequências. Mas a Palavra nos protege oferecendo a confiança no Deus vivo: nós passamos a contar com a força que Jesus Cristo nos dá para enfrentarmos com confiança, destemor e coragem, sabendo que há uma força superior que só quem crê nEle pode ter. Jesus Cristo é nosso escudo por causa da sua fidelidade. Ainda que passemos por grandes tribulações, o abatimento de alma não nos atingirá a ponto de nos aniquilar. Um crente abençoado costuma afirmar: manda a tribulação vir. Tenho um poderoso escudo! 

 

3)- Ele nos livra dos medos

91.5-6 - Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

 

Muita gente nesta vida moderna sofre de fobia social, que é o medo de sair da casa, entre outros fatores, por causa da violência. Assim como hoje, nos tempos bíblicos a violência era comum. Mas Deus nos remete à confiança nele. Ainda melhor, significa que você e eu descansamos “…à sombra do Onipotente” (Salmo 91:1). Assim, não é de se admirar que o salmista possa confiadamente dizer que ele não temerá “…o terror noturno, nem da seta que voa de dia” (v.5). 

Para vencer isto precisamos não ceder ao medo. Perceber que o enfretamento é sua melhor ferramenta. A cada enfrentamento, claro que dentro de suas possibilidades, sua mente receberá uma informação que você pode superar. Perceber que nem todas nossas sensações são verdadeiras, muitas vezes nosso mecanismo de autodefesa desregula e nos enclausura desnecessariamente. Você também deve identificar todo pensamento disfuncional que mantém este medo e entregá-los a Jesus Cristo.

 

Conclusão

Indiferente do que o hoje possa trazer ou do problema que você esteja enfrentando, não esqueça que o seu Deus é mais forte do que qualquer coisa em sua vida. Por isso, confie! A sombra da Sua onipresença garante que o Seu poder pode transformar até mesmo a pior situação em algo bom. Deus é maior do que o nosso maior problema.

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB